Contabilidade
Como funciona a tributação para autopeças
Descubra como funciona a tributação para autopeças e garanta uma carga tributária justa!
Você tem desejo de montar uma empresa de autopeças?
Ou ainda já possui uma, mas quer saber se existe um melhor formato de tributação para autopeças?
Ótimo estar aqui, pois te traremos soluções pertinentes, que vão te ajudar a escolher muita coisa, combinado?
Índice
O que é uma tributação para autopeças?
Se trata dos impostos e taxas pagos ao governo e seus órgãos fiscais por meio de um regime que é escolhido com base em sua área de atuação no mercado automobilístico, onde, a depender de uma série de fatores, como: faturamento, perfil de negócio e estado de atuação, é conquistada uma carga tributária muito mais eficiente para a atuação com um negócio de autopeças.
O que é preciso para montar uma empresa de autopeças?
Em primeiro lugar, você precisa de um CNPJ – que é um perfil de natureza jurídica – de forma que sirva como um documento que comprova que empresa nasceu e que está pronta para vender.
O que é natureza jurídica no setor de autopeças?
A natureza jurídica é uma fonte classificadora quanto a uma estrutura de negócio. Sendo classificado o tipo de pessoa jurídica, perfil público ou privado e, ainda, no quesito do regime tributário.
Assim, ela pode ser selecionada, proveniente de vários fatores e escolhas.
Nesse caso, se você deseja atuar, ou já atua, com uma autopeça, precisa dessa natureza jurídica formalizada e integrada ao seu negócio.
Nesse sentido, é realmente muito bom ter um contador para autopeças, pois somente ele, tendo as especialidades e vivências necessárias, poderá te auxiliar da melhor maneira!
Dentro, ainda, dessas questões, podemos citar que o empreendedor de autopeças pode trabalhar com algumas naturezas jurídicas, onde cada uma terá uma definição de trabalho diferente.
São elas:
- MEI – Microempreendedor Individual.
- Sociedade Limitada.
- Sociedade Simples – SS.
- Sociedade Anônima.
- EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.
Mas qual o melhor tipo de tributação para autopeças?
Dentro da definição da natureza jurídica, vem a escolha do tipo de regime, que pode ser classificado como: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
E olha, a depender de cada tipo de autopeças é que se dará a análise do melhor tipo de regime, pois, nessa escolha, entram várias situações, como:
- Porte da empresa de autopeça: micro, pequeno, médio ou grande porte.
- Faturamento da empresa de autopeça.
- Número de empregados.
- O empresário fará sociedade ou não?
Como você pode ver, são muitas questões a serem analisadas ao ser definido o tipo de regime e natureza jurídica para negócio de autopeças.
Não somente o desejo de abrir uma empresa de autopeças deve contar nesse planejamento comercial, afinal de contas, a empresa tem de conseguir pagar as próprias contas e ainda deverá poder gerar lucratividade.
No entanto, sem ter uma assessoria contábil para autopeças, fica muito complicado conseguir tudo isso, porque a contabilidade é a base para uma empresa eficiente e lucrativa.
Desde o início da empresa até seu desenvolvimento e performance comercial, é preciso ter muitos cuidados para não ser atropelado nem pelo Fisco, nem pela concorrência.
Então, já que você leu todo esse conteúdo e se o mesmo fez entender a necessidade de ter um contador para autopeças, é hora de AGIR e não deixar a oportunidade de ter lucro escapar!
Venha falar conosco e te ajudaremos a começar com sua empresa de autopeças!