Empreendedorismo
Como montar uma autopeças
Muitos empreendedores sentem que possuem vocação para serem empreendedores de lojas de autopeças…Então, Como montar uma autopeças?
Esse é um ramo forte, em que a população que possui veículo sempre precisa de atendimento?!
Porém, obviamente, para se começar um negócio de autopeças, é preciso antes de tudo, planejamento e direcionamento, do contrário, facilmente você ficará igual um navio desgovernado em meio ao alto mar.
É fato que o mercado de autopeças vem crescendo fortemente no Brasil, portanto, se você pensa em abrir empresa de peças automotivas, esse espaço e conteúdo foram preparados especialmente para você!
Vamos entender melhor!
Como começar a montar sua autopeças?
Então, primeiro você precisa pensar na localização do seu negócio, visto que quanto mais fácil ele for de ser encontrado e quanto mais fácil for o acesso, mais tranquilo será para o cliente ir até sua empresa.
A vista disso, uma dica muito válida é ficar próximo a empresas automecânicas, pois, dessa forma, as vendas tendem a serem maiores, visto que geralmente os clientes buscam os locais mais próximos de onde seus carros estão para conserto.
Estrutura da empresa de autopeças
Outro ponto essencial que você precisa ter é o balcão. Já pensou nisso?
O balcão é aquele espaço onde os clientes chegam para solicitar um pedido e que também pode e deve ser usado para expor peças e utensílios automobilísticos. Existem muitos balcões usados que podem ser aproveitados – isso se o que você quer é economia ao abrir sua empresa de autopeças.
Portanto se a dúvida for com base no estilo do balcão, procure aqueles com vitrines na parte de baixo, pois esses podem ser usadas para trazer maior visibilidade com os produtos que são mais vendidos, os que são mais exclusivos ou que estão em promoção.
Pense também em outros amparos, como:
- Estantes.
- Prateleiras.
- Móveis de escritório.
- Computador.
- Impressora para impressão de cupom fiscal.
- Leitores de código.
- Bancos para os clientes.
- Mesinha para café (isso atrai muitos clientes, apesar de parecer uma coisa boba).
E que tipo de peças vender em sua autopeças?
Pense nas peças mais usadas, como:
- Peças elétricas.
- Peças de suspensão.
- Peças de direção.
- Peças do sistema de arrefecimento.
- Peças de acabamento.
- Peças do sistema de ignição.
- Peças eletrônicas.
- Acessórios.
- Escapamento,
- Bateria.
- Vidros.
- Peças de motor, como: tensores, juntas, correias dentadas, bombas.
- Peças de freio, como: tambor de freio, disco de freio, mangueira, pastilhas de freio, lonas e sapatas de freio.
- Filtros de ar, de óleo, de combustível e de ar-condicionado.
- Lubrificantes.
- Entre outros.
Fique atento a uma maior recorrência de problemas em certos veículos, esse estudo pode ajudar bastante, referente a questão de saber quanto comprar de cada peça, ou de se atentar as peças que mais são buscadas.
Outra coisa que pode ser notada, tem a ver como são as estradas e ruas da sua região e cidade, pois essa informação pode fornecer dados importantes sobre os possíveis problemas automotivos que podem ocorrer com mais frequência.
No mais, você precisa de uma contabilidade para autopeças, de maneira que você consiga pagar menos impostos, se isentar de impostos e até reduzir custos. Então, para ficar melhor, somente conversando, combinado?