Como fazer a gestão financeira de uma indústria têxtil? Ter uma ideia, conseguir estruturar as finanças e colocar o empreendimento em ação, pode até ser mais fácil, mas quer ver um grande desafio existente: a GESTÃO!
Sim, claro que VENDER é muito importante, entretanto a gestão financeira eficiente em uma indústria têxtil é a coluna vertebral, e sem ela o que será que acontece?
O corpo não se sustém, não tem como, pois, é ela quem mantém a empresa em pé e em pleno funcionamento. Por isso, tome nota de tudo o que iremos REVELAR para você a partir de agora e não perca tempo em esteja em total segurança.
Índice
Como estão e aonde estão seus gastos com as confecções?
Sim, isso mesmo, pois quando falamos em gestão financeira para indústrias de confecção, é preciso saber como estão e aonde estão os gastos, afinal de contas, são eles que comprovam onde se encontram os riscos e os gargalos empresariais.
Esses gastos devem ser separados em pelo menos 3 categorias, são elas:
- Investimentos.
- Custos.
- Despesas.
Assim, tudo deve ser muito bem separado, como:
- Os gastos necessários para a montagem da indústria.
- Instalações.
- Equipamentos.
- Estoque.
- Utensílios.
- Materiais.
Eis a pergunta que não deve calar: você tem todos esses apontamentos? Já calculou tudo o que gastou ou então, o que ainda vai gastar ao montar sua empresa de confecções?
Custos de uma indústria de confecção
Outro detalhe de grande importância… você sabe quais são suas despesas regulares? Essas são os custos fixos, aqueles que todos os meses, independente do consumo ou valor, existem. Exemplos: água, eletricidade, telefone, funcionários, aluguel etc.
E os custos variáveis, você sabe quais são e quantos somam em suas despesas? Esses são aqueles custos com produtos, fornecedores e tudo o que possa gerar variação a depender do volume e da necessidade.
Há ainda os custos que são comerciais (custos com impostos, contribuições, vendas, vendedores, comissões).
Por isso, é imprescindível que se faça assim, o monitoramento, apuração e controle desses custos, de modo a entender então, qual o melhor tipo de precificação, pois nem sempre as vendas podem estar cobrindo completamente todas as despesas do negócio e nesse sentido é preciso muito cuidado, do contrário, rapidamente o “navio pode naufragar”!
Entende a metáfora, certo?
Qual o preço que se deve cobrar? Qual o preço de faturamento mínimo?
Você sabe? Sabe fazer os cálculos para encontrar esse ponto de equilíbrio, gerando lucro aos seus negócios, sem estar acima demais dos valores cobrados pelo mercado ou muito aquém do necessário para pagar todas as contas e assim fazer o negócio ser lucrativo?
Como já dissemos acima, é preciso fazer uma análise profunda de vários aspectos do negócio, para que então, realmente você possa ficar no lucro e não no prejuízo!
A importância de poder contar com um contador especializado em contabilidade para confecções e facções
Quando falamos em gestão financeira para a indústria têxtil, toma-se impossível não ressaltar a real importância de contar com um contador especializado em contabilidade para confecções e facções, pois isso pode ser decisivo para o crescimento sustentável da empresa e assim, uma melhor performance, visto que por meio de um planejamento tributário, entre outras ações associadas, é possível então, reduzir impostos, reduzir custos e aumentar seu alcance lucrativo!
Então, que tal conversarmos melhor?